Investir em qualidade, por quê?
Uma organização está no mercado não apenas para sobreviver, ela deve criar e satisfazer as necessidades das pessoas. Para alcançar este resultado ela deve primar pela qualidade em seus produtos e serviços. Segundo Paladini (1995) “Produz-se qualidade porque as pessoas acreditam nela.”, pelos escritos de Deming (1990) “A qualidade só pode ser definida em termos de quem a avalia. Quem é o juiz da qualidade?” com esta afirmação e este questionamento, podemos entender que as organizações devem ter em seus produtos as características que perante os consumidores são sinônimos de qualidade, conquistando assim sua confiança no ato da decisão final, á compra.
Ter a qualidade como uma estratégia competitiva é um processo gradual e existem diversos fatores que influenciam no resultado final. Devem-se analisar os custos e os benefícios de cada insumo ou equipamento inserido na produção, verificando sua viabilidade. Busca-se sempre reduzir custos desde que não interfira na qualidade e segurança dos produtos, a fim de maximizar os lucros obtendo o retorno dos investimentos. A organização deve investir continuamente em inovação, buscando atender e criar novas necessidades para os consumidores, uma atitude que visa proporcionar uma reputação ou imagem satisfatória, levando a conquista de parcelas cada vez maiores do mercado. Esses parâmetros são básicos para obter uma estratégia competitiva, que segundo Moura (2003) pode ser compreendida como “Definir o caminho a seguir, o que fazer para ofertar produtos e serviços que sejam aceitos pelo mercado, eis a questão da estratégia a ser adotado pelas empresas.”
Na busca pela “qualidade total” devemos entendê-la de forma sistêmica, desde os fornecedores com a certificação da matéria-prima fornecida; dos processos e procedimentos produtivos, com atenção especial as pessoas envolvidas; a fim de gerar produtos padronizados que sigam os mesmos preceitos de qualidade; sendo distribuídos corretamente e oferecidos serviços pós-venda satisfatórios. As necessidades da sociedade se alteram, modificando as exigências dos consumidores, que devem ser colocados de forma prioritária nas atitudes das organizações. Dentre essas exigências, hoje temos um consumidor muito mais informado, que conhece características técnicas dos produtos e a variação preços do mercado, o que lhes dar poder na negociação. Um aperto de mão e um sorriso agradável por se só não mais satisfaz os consumidores. Para atender suas necessidades atualmente são diversos os fatores levados em consideração, desde a oferta dos melhores produtos á preço justo, as formas de pagamento, o atendimento cordial e verdadeiro, dentre outros fatores específicos para cada segmento de mercado.Ter a qualidade como uma estratégia competitiva é um processo gradual e existem diversos fatores que influenciam no resultado final. Devem-se analisar os custos e os benefícios de cada insumo ou equipamento inserido na produção, verificando sua viabilidade. Busca-se sempre reduzir custos desde que não interfira na qualidade e segurança dos produtos, a fim de maximizar os lucros obtendo o retorno dos investimentos. A organização deve investir continuamente em inovação, buscando atender e criar novas necessidades para os consumidores, uma atitude que visa proporcionar uma reputação ou imagem satisfatória, levando a conquista de parcelas cada vez maiores do mercado. Esses parâmetros são básicos para obter uma estratégia competitiva, que segundo Moura (2003) pode ser compreendida como “Definir o caminho a seguir, o que fazer para ofertar produtos e serviços que sejam aceitos pelo mercado, eis a questão da estratégia a ser adotado pelas empresas.”
Desta forma a motivação, o porquê da busca pela qualidade, é um processo contínuo de satisfação do consumidor. Através de uma imagem sólida, focando nas necessidades dos clientes e do mercado, são adquiridos os subsídios para competir em um ambiente de constantes mutações, tendo na melhoria da qualidade uma estratégia competitiva, que proporcionará vantagens para um crescimento duradouro.
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